Casa Austrália / Andrew Burns Architect

© Brett Boardman

O projeto surgiu devido ao colapso da original casa Austrália (uma antiga residência japonesa de 100 anos). É essencialmente um projeto de recuperação, mas de tipo cultural. A estrutura foi subrerdimensionada para que pudesse funcionar como abrigo no caso de desastres futuros.

© Brett Boardman

A menos de um ano do anúncio do concurso foi declarada a data de conclusão da construção. Isto demandou uma base de trabalho da Embaixada da Austrália em Tóquio e a rápida construção por empreiteiros locais – Iisuka Constructions e Onojeima Constructions.

© Brett Boardman

A geometria clara e simples da casa cria possibilidades ao contrário da arquitetura que busca a autenticidade.

© Brett Boardman

A galeria principal volta-se para o aterro ao invés da vista marcante do vale. Desta forma, o aterro, inclinado para cima, torna-se a terceira parede da galeria, possibilitando o envolvimento de artistas e curadores com a paisagem.

© Brett Boardman

Ao concentrar-se nesta vista comum ao invés da mais extraordinária, buscou-se exaltar o valor das coisas locais e ordinárias pós-GFC e pós-terremoto no leste do Japão.

A colaboração única entre artistas e arquitetos trabalhou para incorporar uma obra permanente para dentro da galeria, que pode ser ocultado por um grande painel folheado. Espera-se que uma nova obra permanente possa ser incorporada ao espaço da galeria a cada trienal, para que em 15 anos possa-se passear pelo espaço de 6 obras permanentes.

© Brett Boardmanestacad

O projeto ressoa através das estruturas principais utilitárias, com uma cobertura acessível, de expressão direta e localizado próximo à estrada para que seja de fácil acesso durante o período de neve. O edifício segue a lógica básica desse tipo de construção desta região.

© Brett Boardman

A forma do telhado íngreme emerge-se para o daikoku-bashira (que em japonês seria o pilar ou o hall principal), criando uma galeria alta dentro de um volume compacto.

© Brett Boardman

Apesar de seu tamanho (120 m²), este edifício confere uma qualidade institucional, embora também transmita a presença ambígua de uma estrutura rural e um objeto de arte.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Andrew Burns Architect
  • Ano: 2012
  • Área construída: 120 m²
  • Endereço: Niigata Prefecture Urada Japão
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Niigata Prefecture, Urada, Japão
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Andrew Burns Architect
  2. Equipe: Andrew Burns, Casey Bryant

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa Austrália / Andrew Burns Architect" 20 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65899/casa-australia-andrew-burns-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.